Aprenda a cantar para espantar a tristeza da pandemia

O medo dos efeitos desta pandemia tem afetado as pessoas e cantar pode ser uma excelente forma de afastar os pensamentos ruins

Com mais de 20 anos de experiência em aulas de canto, Nivea Carneiro é uma defensora da música como terapia, principalmente em momentos difíceis como o que vivemos. “A música uma válvula de escape, um refúgio. Cantar faz bem para a autoestima, atribui segurança, coragem, um passo à frente, humor e o mais lindo, desperta a sensibilidade. A música faz bem para a alma”, descreve a professora.

Para adaptar-se ao isolamento social, a professora passou a oferecer também aulas de canto por WhatsApp. “Uma maneira simples, que ñ excluiu nenhum aluno, visto que hoje em dia todos tem acesso”, explica, ressaltando a preocupação com os alunos de mais idade, que precisam evitar sair de casa. Mesmo as aulas presenciais em sua escola, a Espaço Sonoro, são feiras apenas individualmente, com todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde.

Música por prazer

“Todos podem e devem se beneficiar do estudo musical. A música não é somente para quem quer seguir uma carreira musical, o que é maravilhoso, mas é qualidade de vida, bem estar, algo pra você trazer no dia a dia”, conta Nívea. “Não é necessária experiência anterior para iniciar no curso de canto. O curso é o lugar do aprendizado. Alguns são mais musicais, mas cada um parte de um ponto, mas todos evoluem no decorrer das aulas, cada um a seu tempo”.

As aulas de canto  que oferece são semanais e individuais (podendo ser por Whatsapp ou presencial na Espaço Sonoro).

A professora e cantora

Nascida em Petrópolis, no Rio de Janeiro, Nívea Carneiro começo bem cedo a interessar-se por música. A cidade serrana é a Capital Estadual do Canto Coral no Rio de Janeiro e além dos festivais internacionais e nacionais, é casa dos canarinhos de Petrópolis, das Meninas dos Canarinhos, do Coral da Universidade Católica e das Jovens Princesas. Alguns destes corais fundados ainda no período Imperial brasileiro. “ Tive o privilégio de ter contato com a música bem cedo, através da família e da igreja. Meus estudos musicais começaram pelo Conservatório Brasileiro de Música enquanto criança, nas aulas de piano, teoria e solfejo e ao ingressar no ensino médio, cursei canto, com a professora Regina Célia, durante 3 anos, no Colégio de Aplicação da Universidade Católica de Petrópolis”, conta a professora de canto.

Em 1995, ela ingressou na faculdade de direito, e continuou seus estudos de técnica vocal, com o Maestro Antônio Carlos Leal Gastão, durante 5 anos e meio, também na UCP. Hoje, é professora exclusiva da Espaço Sonoro, na QE 26.

 

QE 26 Conjunto L Lote 2 1º Andar, Guará II, Brasília – DF, 71060-121

(61) 3222-0113

https://www.instagram.com/espacosonorobsb