Audiência virtual debate licenciamento ambiental da QE 60

Estudos ambientais da nova quadra do Guará serão apresentados durante o encontro, em junho, promovido pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram). Terrenos serão vendidos pela Terracap em 2022. Quadra vai abrigar 8 mil moradores

A criação da QE 60, entre a QE 46 e a Saída Sul, está ficando cada vez mais próxima. O Instituto Brasília Ambiental (Ibran) promove audiência pública virtual de apresentação e discussão do Relatório Ambiental Simplificado (RAS) para parcelamento de solo urbano do licenciamento ambiental do empreendimento, no dia 15 de junho, terça-feira, às 19h. A audiência pública com os moradores é uma das exigências para a aprovação da licença ambiental de projetos de ocupação de área pública.
A audiência será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do Brasília Ambiental, por causa das medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública estabelecidas pelo GDF para prevenção ao coronavírus. A convocação foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) do 28 de maio,à Lei Distrital nº 5.081/2013, que estabelece que o ato convocatório deve ser publicado por duas vezes, na imprensa oficial, em um intervalo mínimo de 15 dias. Anteriormente, já havia sido divulgado no dia 5 de maio.

Quadra vai abrigar 8 mil moradores

Embora prefira não adiantar detalhes, a Terracap anunciou oficialmente no mês passado a criação da QE 60, no terreno 28,87 hectares, ou 290 mil metros quadrados, correspondente a 40 campos de futebol, que pertencia à Telecomunicações Aeronáuticas S/A (Tasa), uma subsidiária da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). De acordo com o comunicado, a empresa informou que o lançamento das projeções devem acontecer em 2022 e serão todas verticais, com altura máxima de seis pavimentos.
A QE 60 vai abrigar uma população de cerca de 8 mil pessoas, em 103 lotes, sendo 80% destinados a residências e 20% ao comércio. O projeto prevê quatro praças, quatro grandes lotes (entre 1.500 a 2 mil metros quadrados) para comércio e indústria, e outros dois lotes de 1.500 metros quadrados para instituições ou serviços públicos.

Área cobiçada

A área da QE 60 era cobiçada pelos movimentos sociais para moradia de baixa e média renda, principalmente as cooperativas habitacionais, mas, a Terracap garante que a área não é de “interesse social”, portanto, poderá ser vendida à iniciativa privada através de licitação. “O governo entende que já atendeu à demanda dos movimentos sociais no Guará, com a destinação de 805 lotes às cooperativas habitacionais nas QEs 50 a 56. Precisamos agora ofertar opções a quem está numa faixa de renda acima e tem interesse em morar na cidade”, afirma o diretor de Comercialização da Terracap, Júlio César Reais.
A previsão da Terracap é que todo o processo de licenciamento esteja concluído até o final de 2021 para que a venda dos terrenos aconteça no início de 2022.