Conhecida como Expansão do Guará, a região compreendida entre as QEs 48 a 58 do Guará II (Entre as QEs 38, 42 e condomínio Iapi), na área apelidada de “cidade do servidor” está se tornando na parte mais nobre da cidade, por atrair uma faixa econômica acima da média da população das outras quadras já consolidadas.
Por causa da localização privilegiada, com fácil acesso às principais regiões do DF, a apenas 10 minutos do Plano Piloto e do principal shopping de Brasília e muito próxima das vias EPNB e Epia, essa parte nova do Guará tem sido o novo eldorado da classe média do Distrito Federal, o que é fácil de ser constatado pelo padrão das cerca de mais de 1 mil casas construídas ou em construção – serão ao todo cerca de 1.700 lotes residenciais e cerca de 90 comerciais -, transformando-se num verdadeiro show de arquitetura e criatividade.
O ritmo acelerado das obras faz surgir a cada dia uma quantidade maior de novas casas e a chegada de novos moradores, no total de 8 mil quando o setor estiver todo ocupado. E, à medida em que a região passa a ter ocupada, aumenta a demanda por oferta de comércio e serviço. A avenida principal, que separa a “cidade do servidor” do condomínio Iapi, começa a receber várias atividades empresariais em pouco tempo, como é caso de duas padarias abertas em apenas dois meses.
Condomínio vertical
Também na avenida principal, bem no seu início, ao lado da via Guará-Núcleo Bandeirante, está surgindo o primeiro condomínio residencial da expansão, como opção para quem prefere a segurança e o conforto de um apartamento. Mas não será um simples condomínio vertical. Idealizado e construído pela Conbral, uma das maiores do ramo no Distrito Federal, o Portal do Parque, que recebeu este nome por se localizar ao lado do futuro Parque dos Eucaliptos, promete um alto padrão de qualidade e conforto, com uma completa área de lazer.
O Portal do Guará será erguido em três etapas, a primeira com previsão de entrega no final de 2022. A primeira etapa, com a obra já iniciada, terá 76 unidades de 2 e 3 quartos e suíte em todos elas. A segunda etapa, que será iniciada em aproximadamente oito meses, terá 144 apartamentos, e a terceira etapa completará o conjunto de cerca de 400 unidades que comporão o condomínio fechado.
As vendas da primeira etapa serão iniciadas nesta semana, com a possibilidade do interessado conhecer um apartamento decorado na central de vendas, no próprio local. Quem optar pelo financiamento, disporá de uma linha de crédito especial do BRB.
A entrega da primeira etapa deve coincidir com conclusão da obra de uma filial de uma rede particular de ensino em expansão no Distrito Federal, e terão como vizinhos um supermercado e um hipermercado atacadista (este ao lado do hospital do Corpo de Bombeiros, no Polo de Moda).
Afinidade com o Guará
A Conbral tem uma longa história de afinidade com o Guará, que começou com a construção sob empreitada de 386 casas na QE 26 entre 1973 e 1974. Logo depois, em 1976, a empresa iniciou a parte de incorporação imobiliária com o edifício Jardins do Guará, na QI 27 do Guará II, seguido do edifício Riachuelo, na QE 2 do Guará I. Já são 630 apartamentos entregues no Guará.
Há cerca de 10 anos, a empresa entregou os edifícios Euzébio I e Euzébio II, e mais recentemente concluiu o Guará Village, também na QE 38, com 52 apartamentos e área de lazer completa e que ainda dispõe de unidades à venda, também com possibilidade de financiamento pelo BRB.
A Conbral tem em seu portfólio empreendimentos e obras como o condomínio Ilhas do Lago, Hospital do Coração do Brasil e a sede da rede laboratórios Sabin, no SAAN, além 1661 apartamentos entregues em Águas Claras. Além dos dois edifícios no Guará, a empresa está construindo o Square Garden, em Águas Claras, e o Quadra Parque, no Gama.