Izalci lança pré-candidatura ao GDF

Ex-morador do Guará, onde continuam seus familiares e onde mantém parte de seus negócios, senador quer formar uma frente ampla para enfrentar Ibaneis

O senador Izalci Lucas lançou sua pré-candidatura ao Governo do Distrito Federal pelo PSDB/DF, nesta quarta-feira, 15 de dezembro, durante a inauguração da nova sede do partido, no Setor Hoteleiro Sul. Várias autoridades prestigiaram o evento, entre elas alguns importantes integrantes da bancada do DF no Congresso Nacional, como a senadora Leila Barros (PRB-DF), o senador Reguffe (Podemos-DF), a deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) e o deputado Federal professor Israel (PV-DF).

Também compareceram o presidente do PSDB nacional, Bruno Araújo, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), o líder do PSDB na Câmara, Rodrigo de Castro, o deputado federal Vitor Lippi (PSDB-SP), Plinio Valério (PSDB-AM) , Bruna Furlan (PSDB-SP), Domingos Sávio (PSDB-MG). Além disso, centenas de pessoas de todas as regiões do DF lotaram o local, com o objetivo de manifestar apoio a Izalci.

Antes dos discursos foi apresentado um vídeo com a história do senador desde criança:  infância humilde em Araújos (MG), chegada com seus pais e irmãos em Brasília, a vida de adolescente e até o casamento no Guará., sua trajetória política, como secretário de Ciência e Tecnologia, deputado distrital, deputado federal, e a eleição para o Senado.

Os parlamentares presentes se revezaram nos discursos de apoio  à pré-candidatura, ressaltando a capacidade de Izalci e seus valores éticos e morais, necessários para a realização de um bom governo no DF.

Depoimento dos colegas

Leila Barros ressaltou o trabalho que a Bancada Federal do DF vem desenvolvendo, unida nos propósitos e interesses da cidade. “E um dos motivos de eu estar aqui, é por saber o quanto Izalci é trabalhador e comprometido. Os políticos têm que dar exemplo de respeito, entendimento e diálogo. Precisamos tirar o Brasil e nossa cidade, Brasília, do atoleiro. Por isso desejo boa sorte ao Izalci”.

O senador Reguffe lembrou que ao lado da senadora Leila e de Izalci conseguiram mais de R$ 180 milhões para cuidar da população do DF. Lembrou os valores de Izalci: “Mais que palavras aprendi uma coisa com meu falecido pai. O ser humano mostra quem ele é na forma como age. Desejo ao Izalci, a quem eu chamo de amigo, que consiga trilhar um bom caminho, pois tem todos os valores para conseguir cumprir muito bem. Tenho muito orgulho de fazer parte da bancada do DF no Senado ao lado de Izalci e Leila.”

A deputada federal Paula Belmonte afirmou que Brasília precisa de mudança e direção.  “Que Brasília vença esse governador que está aí. Precisamos fazer uma política com mais transparência e responsabilidade.  Admiro o senador Izalci, que está sempre com a família ao seu lado e desejo vitória a ele em 2022”, afirmou.

O deputado federal professor Israel falou da capacidade de Izalci. “Toda vez que a gente precisa dele, ele está pronto. Desejo muita sorte nessa jornada e quero dizer que pode sempre contar comigo lá no Congresso. Toda batalha que Izalci luta é batalha justa”, declarou.

O senador Nelsinho Trad enfatizou a dedicação, conhecimento, ética,  postura e persistência de Izalci na busca de  projetos que ajudam no desenvolvimento do DF. “Mesmo sendo de outro partido não poderia deixar de vir aqui prestigiá-lo.”

O presidente do PSDB, Bruno Araújo, afirmou que Izalci é a esperança no DF e prioridade nacional do PSDB,  para transformar a capital do Brasil na capital de todos os brasileiros. “Com esse ato hoje vamos dizer ao Brasil, Brasília, e todo DF, que tenhamos esperança no futuro da nossa capital. Há muito o que fazer. Brasília precisa de você, siga firme Izalci”.

O líder do PSDB na Câmara, Rodrigo de Castro, disse que Izalci é um amigo querido, pelas qualidades como ser humano. “Pessoa simples, dedicada, trabalhadora, honesta. Tem uma trajetória política irretocável. Estamos aqui vendo a população e seus amigos em dia de semana, pois em você vemos um futuro melhor e dias melhores para a população. Com o seu trabalho, vamos fazer do DF um lugar melhor para se viver”.

O deputado distrital Leandro Grass (PSB-DF) falou da riqueza democrática do momento, com a presença de colegas parlamentares, diversas legendas, posicionamentos, pluralidade. “O DF vive o pior momento da sua história com esse governo corrupto e incompetente. O governo Ibaneis tem levado o povo do DF à pobreza, miséria e desemprego. Vamos unir forças para derrotar Ibaneis Rocha ano que vem. Para que Brasília tenha chance de futuro”.

O senador Plínio Valério destacou a presença de Leila, Reguffe ao lado de Izalci “Quero estar nesse barco para comandar Brasília, com essas pessoas de bem. Sinto vergonha do governo que não prima pela população. Falta gestão nesse governo do DF. Falta acima de tudo, vergonha e compromisso com a população”, disse em referência ao atual governador, Ibaneis Rocha.

A vice-presidente nacional do PSDD/DF, deputada Bruna Furlan, quis deixar uma mensagem de esperança. “Não é um depoimento, é um testemunho. Estivemos na Câmara dos Deputados juntos, e sempre que precisava de um exemplo de retidão, espírito público, era no Izalci que eu me espelhava, que eu idealizava. Era o Izalci que eu gostaria de seguir. Izalci e um dos bons exemplos  de político”, declarou.

O deputado Domingos Sávio disse que Izalci já mostrou que tem força de vontade para melhorar a política. “Venho trazer meu testemunho da origem desse homem. Conheço a família do Izalci. A história dele, a humildade, vontade de servir, respeito à família, espírito cristão. Izalci já provou com trabalho sério que é capaz. Precisamos mudar. Ele se preparou para fazer um grande governo no DF e fará”

Vitor Lippi afirmou que Izalci é referência nacional, exemplo de homem público e de família. “É generoso, incansável como missionário que luta o tempo todo sem medir o seu cansaço. Um homem que lutou muito para ter o que tem. Brasília é linda, mas está mal cuidada. E Izalci é o escolhido de todos nós. Se acreditamos nisso, vamos à vitória. Ele é gente que pensa no povo e não na Elite”.

Agradecimento

Feliz e emocionado, Izalci agradeceu a todos os presentes pelo apoio à sua pré-candidatura . Ao citar trechos da sua história, o senador lembrou do sentimento de sonhos e esperança  de seus pais quando chegaram na capital.

“Quando vim para Brasília, eu presenciei a evolução da nossa cidade. Eu acreditava muito no sonho de JK que ousou e planejou Brasília. Ele tinha um plano de metas que foram cumpridas e nos deixou um exemplo de como governar”, avaliou.

O senador defendeu que   preciso resgatar a dignidade das pessoas no DF e priorizar emprego, saúde e oportunidades para o jovem.  Izalci lamentou a situação de caos na saúde do DF que tem prejudicado tanto a população, citando a dificuldade das pessoas que aguardam  tratamento de câncer, cirurgias e atendimento na rede pública do DF. Para o senador, a política deve ser um instrumento de transformação de vidas, fato que não acontece atualmente

“Vejo a educação como meio de mudança. Entrei na política pela educação e estamos caminhando. Temos os recursos do Fundeb, o novo ensino médio que em 2022 terá cursos profissionalizantes para ajudar os jovens a se colocarem no mercado e estamos lutando por mais recursos do orçamento para o setor. Não entrei na politica pelo dinheiro, mas para retribuir a educação de qualidade que recebi e quero resgatar”,

 

Trabalho e dignidade

Izalci também citou temas que defende, entre eles a criação de mais postos de trabalho  e a adoção de medidas para implantar o governo digital que vai permitir acesso remoto a serviços públicos, tais como consultas, matrículas nas escolas. Para Izalci, não faz sentido as pessoas ainda terem que ir para filas para conseguir uma vaga nas escolas públicas ou esperar meses para marcar um exame nos hospitais.

“Temos que melhorar a qualidade de vida da população, ter controle nas gestões públicas.”

“Lanço hoje minha pré-candidatura ao governo do DF porque quero mudar a realidade atual. Vamos governar junto com a comunidade e para a comunidade. Nós políticos temos que pensar no futuro que queremos para a próxima geração”, disse o senador, ao falar sobre a importância do apoio familiar em sua caminhada política e agradecer o carinho de todos que o incentivam nesse sentido.