Via Sacra da Maria Imaculada chega aos 40 anos

Encenação da paixão de Cristo começou a ser realizada pela comunidade em 1982 e acontece nesta sexta, ás 9h

A Páscoa é um dos principais feriados cristãos. Originalmente, celebrada pelos judeus, no cristianismo passou a ser ter novo significado, tonando-se a lembrança da morte, pela cruz, e ressurreição de Cristo. Na tradição cristão, a sexta-feira anterior ao domingo de Páscoa é a data da crucificação de Jesus. E todos os anos, os últimos passos de Cristo são reencenados em vários locais do mundo.

A origem da Via-Sacra data dos primeiros anos do Cristianismo, quando os cristãos veneravam aqueles lugares relacionados com a vida e a morte de Jesus Cristo em Jerusalém. Na verdade, diz-se que a própria Maria, mãe de Jesus, visitava diariamente cada um destes espaços. No Guará, a encenação da Via Sacra pela Paróquia Maria Imaculada começou em 1982, interrompida apenas nos dois últimos anos por conta da pandemia de coronavírus.

Saindo da Paróquia da QE 15, na sexta-feira da Paixão, um longo cortejo reencena os passos de Jesus em 14 estações. A história começa com a condenação de Jesus, no Pretório, por Pôncio Pilatos, e acompanha seu trajeto até o calvário, carregando sua cruz.

Feito pela comunidade

Apesar de ser um evento incluído no calendário oficial de eventos do Distrito Federal (pela lei distrital 4.032/2017), a Via Sacra do Guará não recebeu este ano nenhum recurso do governo. A Paróquia Maria Imaculada, também afetada pela pandemia, não pôde contribuir para cobrir o custo de cerca de R$ 12 mil da encenação. Restou à comunidade da igreja organizar-se e levantar o dinheiro. “Fizemos vaquinhas, vendemos produtos, e conseguimos custear toda a apresentação”, explica Cássio Castro, um dos coordenadores. Ele, ao lado de Ana Bertê, reuniu mais de 150 pessoas, ensaiando desde o carnaval, aos fins de semana, para apresentar um grande espetáculo nesta sexta. Houve mudanças também no comando da igreja recentemente com a saída do Pe. Jorge, o que demandou ajustes na produção. “Empresas da cidade também ajudaram muito, como a padaria Pão Dourado, o Atacadão Dia-a-Dia e a Caesb, principalmente no apoio aos atores e equipe técnica”, explica Cássio.

A apresentação deste ano conta com novidades, com atores cantando em algumas estações mais dramáticas, como a descida de Cristo do Cruz, que acontece entre a 4ª Delegacia de Polícia e o condomínio Sargento Wolf. Muitos atores com experiência na Via Sacra voltaram à ativa para ajudar no projeto pós-pandemia. Anderson Silva, por exemplo, volta a interpretar Cristo. Outros atores que viveram o personagem principal em outros anos voltam em novos papéis, entre eles Fillipe Couto, que agora interpreta um dos ladrões. Coordenadores de edições passadas também abraçaram a causa, como Vitor Feitosa, que vive Herodes, Carlos Henrique Castelo Branco, como Barrabás, e Rique Santos Cruz, como Simão.

 

Via Sacra da Paróquia Maria Imaculada

15 de abril de 2022 – 9h

Saída em frente à igreja, na QE 15

Encerramento em frente à 4ª DP