Folia do Divino de volta ao Guará

Após o hiato de dois anos, por causa da pandemia do coronavírus, tradição está de volta à cidade, na sua 25ª versão

Interrompida em 2020 e 2021 por causa da pandemia da Covid-19, a visita da Folia do Divino ao Guará, uma tradição que se repetiu durante 24 anos seguidos, está de volta neste final de semana, de 17 a 19 de junho. A festa começa nesta sexta-feira, 17 de junho, com uma missa às 7h, na paróquia Divino Espírito Santo e segue uma programação às casas de romeiros até o almoço de confraternização no domingo, 19 de junho, após a missa na Paróquia Divino Espírito Santo (EQ 32/34).
Este ano a visita será de apenas três dias, dois a menos do que nos anos anteriores ainda por conta dos resquícios da pandemia e do aumento de casos de contaminação. Nas visitas anteriores, cerca de 60 foliões da cidade goiana de Jesúpolis são recepcionados por famílias anfitriãs, revivendo a tradição da folia, através de cânticos, dança, oração e muita comida. A família anfitriã oferece o lanche ao grupo e aos convidados, como é a tradição desde o início da manifestação, trazida de Portugal pelos jesuítas portugueses no Século XVI.
Em cada casa, os foliões cantam as músicas que anunciam a presença do Espírito Santo – são as mesmas letras e melodias mantidas ao longo dos anos – e são cantadas também pelo público. São apresentadas as cantorias, rezas e a famosa dança da catira que é palmeada e sapateada, acompanhada sempre por dupla de violeiros que alterna as modas com a atuação dos catireiros.
A preparação para receber a Folia no Guará começa três meses antes e envolve cerca de 150 pessoas – a preparação dos locais, a logística e a preparação da alimentação para o grupo e os convidados.

Desde 1995 no Guará

A tradição da Folia do Divino foi trazida para o Guará pelo casal Waltinho e Nívea Bessa em 1995, da sua cidade natal Jesúpolis (Goiás) e nunca mais deixou de visitar a cidade. Por ser uma data simbólica, todos os anos é escolhida uma família como anfitriã principal, chamada de “festeira”. Este ano, o casal festeiro é Luciano Lima, radialista e jornalista, e Mônica Pena.
A Folia do Divino é uma das festas mais recorrentes em todos os calendários turísticos e acontece com maior relevância no Centro-Oeste brasileiro, trazidos para o Brasil no século XVI pelos portugueses, no período colonial na figura dos missionários jesuítas e dos primeiros colonos, sendo comemorada com muita fé e devoção. A Folia do Divino anuncia a presença do Espírito Santo. As romarias conduzem a bandeira. O giro da folia representa as andanças de Jesus Cristo e seus 12 apóstolos durante 40 dias, levando a sua luz e sua mensagem, convidando a todos para a festa da hóstia consagrada. A Folia tem início no dia de Pentecostes, 50 dias depois da Páscoa.