OS 100 ANOS DE SEU VILLELA – Fundador do Centro Espírita André Luiz

Ele acaba de completar 100 anos de idade, lúcido e saudável – até a Covid passou por ele apenas com sintomas leves. Antonio Villela é um dos ícones da história do Guará pelo legado que tem deixado nas obras sociais desenvolvidas pelo Centro Espírita André Luiz, fundado por ele em 1960 (no Guará em 1973).
A história de seu Vilela com Brasília e com o Guará começou em 1959. Servidor do antigo Tribunal Federal de Recursos (TFR), já extinto, seu Vilela integrou a comissão que veio a Brasília iniciar a implantação dos serviços judiciários da nova capital. Um ano depois, foi convocado pelo próprio TFR para vir trabalhar definitivamente em Brasília, para onde veio com toda a família. Depois de morar na SQS 409 e na SQS 715, ele mudou-se para o Cruzeiro, onde havia comprado uma casa.

Ainda em 1960, com mais três amigos que militavam no movimento espírita, fundaram o Centro Espírita André Luiz, num terreno que pertencia ao Jardim Zoológico na Candangolândia. Mas, em 1972, a instituição foi “despejada” do terreno e, para não interromper as atividades da instituição que criara, seu Vilela adquiriu um terreno na QI 16 do Guará I da Novacap (na época, os terrenos públicos pertenciam à Novacap), através da amizade com o presidente da empresa, por um preço quase simbólico. Aproveitou e comprou uma casa para morar na QE 24, ao lado da primeira sede da Administração Regional, onde ficou até adquirir uma maior na QE 28 do Guará II.

Luta e solidariedade
Viúvo dos dois primeiros casamentos, ele vive há 27 anos com sua terceira esposa, Edilene, também sua secretária e guia de todos os seus passos.

Sem dinheiro para a construção do templo, a instituição teve que recorrer a doações e promover campanhas e eventos para arrecadar os recursos necessários. “À medida em que a construção evoluía, iam surgindo mais voluntários e recebíamos mais doações. Era um período de muita solidariedade”, relembra seu Vilela. Com esse esforço, o complexo do André Luiz ficou pronto quatro anos depois.
Hoje, o André Luiz é a instituição social mais importante do Guará. Além do conforto espiritual que oferece a centenas de seguidores, o centro promove a campanha Auta de Sousa, de arrecadação de alimentos para o fornecimento de cestas básicas a cerca de 80 famílias fixas por mês, atendimento odontológico de 7 a 10 pessoas por dia em seus três gabinetes dentários e distribui roupas e agasalhos confeccionados por cerca de 40 voluntárias, chamadas de “bandeirantes”, em suas 28 máquinas de costura.
Lúcido e saudável, Antonio Villela comemorou seus 100 anos no dia 10 de junho com uma grande festa em um salão de eventos, quando dançou e mostrou muita vitalidade. Perguntado sobre o segredo da longevidade, ele responde que é o retorno da solidariedade que pratica.