Jornalista, radialista, historiador, produtor cultural, assessor de imprensa – Luciano Lima é o que se pode chamar de “multimídia”, aquele que sabe fazer muitas coisas dentro de sua área. Produtor cultural nos anos 80 e 90, enveredou-se pela política nos braços do ex-governador José Roberto Arruda, de quem foi assessor parlamentar, subsecretário de Cultura e secretário de Juventude. Depois disso, continuou assessorando deputados e senadores, como Professor Israel e mais recentemente Izalci Lucas. Radialista, mantém no ar seu programa Papo Firme há quase duas décadas, hoje na Rádio Federal. Durante muito tempo manteve uma coluna no Jornal do Guará. Ele sempre foi um defensor da cidade e das causas locais, como a implementação definitiva do Parque Ezechias Heringer e da melhoria da mobilidade no Guará.
A relação de Luciano com a comunicação começou ainda criança, como vendedor do Correio Braziliense aos domingos para a banca de revistas da QE 34. Percorria as ruas da quadra de manhã, anunciando “Olha aí, o Correio!”. Depois, continuou com a trajetória no rádio, como apresentador da antiga Cidade FM, passou pelas rádios Cultura FM (do Governo do Distrito Federal), Estúdio FM, Atividade FM, Senado FM e há 18 anos comanda o programa Papo Firme, sua marca, na Rádio Federal Web, às quintas-feiras à noite.
Produtor cultural
Como produtor cultural, organizou diversas “ruas de lazer”, uma febre de eventos que ocupava os domingos dos jovens da cidade antes da Internet, e foi responsável pela vinda de nomes famosos a Brasília, como Ira, Barão Vermelho, Pato Fu, Raimundos e foi o primeiro a promover um show dos Mamonas Assassinas para os brasilienses. Apreciador de rock, teve sua própria banda, a Mahatma, onde era vocalista e contrabaixo. “Chegamos a tocar para 4 mil pessoas no Teatro de Arena do Cave”, relembra.
O viés político do roqueiro começou pelas mãos do ex-governador José Roberto Arruda. Por acaso. “Como apaixonado por trilho, fui pedir a ele, então Secretário de Transportes do GDF, uma oportunidade para trabalhar no Metrô de Brasília”. Depois, continuou assessorando Arru-da no Senado, na Câmara dos Deputados, foi subsecretário de Cultura e subsecretário de Juventude e Diretor de Eventos da Brasiliatur no governo arrudista. A carreira no governo continuou como chefe de Gabinete do então deputado distrital Professor Israel Batista, foi assessor do deputado federal Izalci Lucas (hoje senador) e agora é assessor de imprensa da Secretaria de Justiça e Cidadania, controlada pela pré-candidata a deputada federal Marcela Passamani. Em 2018, resolveu testar seu nome nas urnas como candidato a deputado distrital, mas não teve sucesso.
Formado em História pela UnB e em Jornalismo pelo Ceub, Luciano Lima é um apaixonado e defensor intransigente do Parque Ezechias Heringer, o Parque do Guará, onde faz suas caminhadas matinais, e da bicicleta como modal de transporte. Fora desse mundo agitado da política e da comunicação, curte seu tempo com a mulher Mônica e os filhos Pedro e Lucas.