PPP do Cave – Hermeto sugere transformar o Cave em escola parque

A proposta é transformar o espaço em uma escola parque, semelhante à implantada no Núcleo Bandeirante a partir do aproveitamento das instalações do antigo Clube do Sesi, que estava sucateado e abandonado

O antigo Clube do Sesi foi todo revitalizado e hoje atende cerca de 5 mil alunos da rede pública da região e nos finais de semana é usado pela comunidade como clube social

Se a PPP não vingar e o governo decidir não recuperar as instalações que estão degradadas, a solução para o Cave poderia ser a transformação do espaço em escola parque, para atender alunos da rede pública com atividades esportivas, de lazer e culturais no contraturno das aulas curriculares. A sugestão é do deputado distrital Hermeto (MDB), mentor e principal responsável pela implantação da Escola Parque do Núcleo Bandeirante a partir da recuperação e revitalização do antigo Clube do Sesi, na entrada da cidade, que estava mal utilizado e em processo de degradação por falta de manutenção, e que hoje atende cerca de 5 mil crianças e funciona como clube social aberto à comunidade nos finais de semana.


Além da ideia de transformar o clube em um espaço mais útil para a comunidade, Hermeto destinou cerca de R$ 7 milhões para a reforma. A Escola de Parque de Esporte e Natureza, entregue no ano passado, dispõe de duas piscinas grandes (uma aquecida), uma piscina infantil, pista de skate, duas quadras poliesportiva, campo de futebol soçaite, pista de caminhada, churrasqueiras e outros equipamentos. “Era um espaço praticamente abandonado ou mal utilizado, que conseguimos transferir para a Secretaria de Educação, para ser transformado na escola modelo. Para mim, que fui aluno de escola pública, é um orgulho ter contribuído para a implantação desse projeto”, afirma Hermeto.
Além de atividades desportivas e de lazer, os 5 mil alunos das escolas públicas de Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Vargem Bonita – será estendido também para Riacho Fundo I e II – participam de oficinas e aulas sobre a preservação do meio ambiente, no contraturno das aulas curriculares.
O foco também é voltado ao Programa de Educação Integral (Proeit), em que os estudantes desenvolvam mais atividades fora da área da escola, onde costumam passar até dez horas por dia. “São projetos que beneficiam toda a comunidade escolar, mas com planejamento, já que temos cerca de 28 mil estudantes no Núcleo Bandeirante e não queremos deixar ninguém de fora’, explica a coordenadora da Regional de Educação do Núcleo Bandeirante, Ana Maria Alves.

Padrinho da ideia, o deputado Hermeto já destinou R$ 7 milhões para a reforma. Ele garante que está disposto a também ajudar a recuperar o Cave
Ampliar o projeto para todo o DF

A ideia, de acordo com Hermeto, é ampliar essa oportunidade as escolas da região que não contam com espaços para atividades de desporto, projetos esportivos e ambientais como complementação ao ensino básico. O próprio deputado apresentou projeto de lei na Câmara Legislativa que autoriza o governo a transferir para a Secretaria de Educação todos os clubes públicos abandonados e espaços subutilizados, para que sejam transformados em escolas parques e também possam receber recursos de emendas parlamentares destinadas ao Programa de Descentralização Financeira e Orçamentária (Pdaf), que são transferidos diretamente para as escolas públicos para manutenção, reformas e obras.
“Essa seria a melhor solução para o Cave, se a privatização não acontecer. E mesmo que o governo decida pela recuperação daquele espaço, ele vai acabar sendo sucateado com o tempo, por falta de manutenção, porque a Administração Regional não tem expertise e nem pessoal suficiente para administrá-lo com eficiência”, afirma.
A proposta de Hermeto é compartilhada pelo deputado distrital Reginaldo Veras, um dos críticos da privatização do Cave, que se dispôs a apresentar emendas parlamentares de sua cota para a recuperação do espaço. “Eu também me proponho a destinar emendas para esse fim, porque, além de ter muito carinho pelo Guará pela proximidade com a minha região de origem, tenho na cidade uma boa quantidade de amigos e apoiadores, que me deram mais de 1 mil votos na eleição passada”, diz o deputado.