Considerada uma das cinco maiores e mais longevas do Distrito Federal, a Via Sacra do Guará será encenada pela 41ª vez no final de semana de 7 a 9 de abril, final da Semana Santa. A encenação da morte de Cristo acontece na manhã da sexta-feira, a partir das 9h, no percurso entre a paróquia Maria Imaculada (entrequadra 15/17) até o terreno entre a 4ª. Delegacia de Polícia e o condomínio Sargento Wolf. A programação começa no dia anterior, quinta-feira, com a encenação da prisão de Jesus, espetáculo encenado dentro do próprio templo da paróquia e será concluída no domingo, 9 de abril, com a Ressurreição, às 19h, também na paróquia.
A novidade para este ano, conforme a coordenadora Ana Paula de Carvalho Berté, a Naninha, será o novo esquema de iluminação e novos palcos, e também o ator que representa Jesus Cristo, Luca, que já fazia parte do grupo de atores da Via Sacra. Maria, mãe de Jesus, continua sendo representada por Letícia Porfírio. Os ensaios vêm acontecendo desde o final de janeiro, duas semanas antes do Carnaval, no Salão Catequético da Maria Imaculada.
Apesar de ser um evento incluído no calendário oficial de eventos do Distrito Federal (pela Lei Distrital 4.032/2017), a Via Sacra do Guará nunca recebeu recurso do governo, apesar da promessa de deputados distritais e do próprio governo. Para cobrir os custos, a coordenação busca alguns patrocínios no comércio local e na venda de material alusivo ao evento, principalmente camisetas e outras lembranças. “Como já temos a maioria do vestuário e dos adornos utilizados pelos atores, o custo agora é da recuperação de alguns desses materiais que tenham eventualmente estragado”, explica Naninha, que está na Via Sacra há 19 anos e na coordenação geral há 8 anos.
A partir do ano passado, a apresentação conta com novidades, com atores cantando em algumas estações mais dramáticas, como a descida de Cristo do Cruz, que acontece entre a 4ª Delegacia de Polícia e o condomínio Sargento Wolf. Muitos atores com experiência na Via Sacra voltaram à ativa para ajudar no projeto pós-pandemia. A encenação envolve cerca de 180 pessoas, incluindo 80 atores.
O que é a Via Sacra
A Páscoa é um dos principais feriados cristãos. Originalmente, celebrada pelos judeus, no cristianismo passou a ser ter novo significado, tonando-se a lembrança da morte, pela cruz, e ressurreição de Cristo. Na tradição cristão, a sexta-feira anterior ao domingo de Páscoa é a data da crucificação de Jesus. E todos os anos, os últimos passos de Cristo são reencenados em vários locais do mundo.
A origem da Via-Sacra data dos primeiros anos do Cristianismo, quando os cristãos veneravam aqueles lugares relacionados com a vida e a morte de Jesus Cristo em Jerusalém. Na verdade, diz-se que a própria Maria, mãe de Jesus, visitava diariamente cada um destes espaços. No Guará, a encenação da Via Sacra pela Paróquia Maria Imaculada começou em 1982, interrompida apenas nos dois últimos anos por conta da pandemia de coronavírus.
Saindo da Paróquia da QE 15, na sexta-feira da Paixão, o cortejo reencena os passos de Jesus em 14 estações. A história começa com a condenação de Jesus, no Pretório, por Pôncio Pilatos, e acompanha seu trajeto até o calvário, carregando sua cruz.