Calçadas onde eram pegadas de pedestres

Trilhas e caminhos de terra abertos pela população têm sido pavimentados pela Administração Regional do Guará, após pedidos da comunidade

A Administração Regional do Guará tem construído diversas calçadas onde antes existiam apenas trilhas deixadas pelos pedestres. São percursos em que os moradores passeiam com pets, cortam caminho por áreas verdes ou utilizam para pequenas caminhadas. A ação atende a demandas registradas na Ouvidoria do Governo do Distrito Federal (GDF) e pedidos dos moradores nas redes sociais.
Nesta semana, mais uma etapa da pavimentação ocorre na QE 23, próximo ao Complexo do Cave. Outro local que recebe novas calçadas onde até pouco tempo eram atalhos de terra é o acesso oeste à estação do Metrô, na saída da Feira do Guará. As QIs 4, 5, 6 e 17 também são exemplos recentes.
“Nosso objetivo é atender a comunidade, cuidar da cidade e ouvir as pessoas, conforme nos determinou o governador Ibaneis Rocha. Investir na implantação de calçadas é uma tarefa fundamental para garantir a segurança e mobilidade nas vias públicas, além de otimizar a acessibilidade na cidade”, destaca o administrador do Guará, Artur Nogueira.

Reportagem do DFTV 1ª Edição, da TV Globo, mostrou exemplos de novas calçadas no Guará, pavimentadas a partir de pegadas deixadas por pedestres
Aberta à participação da comunidade

A Administração do Guará reforça ainda que segue aberto o prazo para participação da comunidade na pesquisa sobre o Plano de Intervenção Urbana (PIU). O questionário, elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), tem o objetivo de identificar novos pontos para pavimentação de calçadas, entre outras melhorias para qualificação dos espaços urbanos. A coleta de dados vai até 18 de outubro por meio da internet ou por meio de formulário impresso na sede da Administração Regional (ver reportagem na página 8).

Quase 10km de novas calçadas

De acordo com a Administração Regional do Guará, janeiro a setembro deste ano foram construídos aproximadamente 9.500 m² de novas calçadas na cidade. O trabalho é executado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), em parceria com a equipe da Divisão de Obras da própria Administração.