Forças do Guará tem novos comandantes

Apenas por coincidência, porque são corporações diferentes, o 4º Batalhão da Polícia Militar do Guará e o 13º Comando de Bombeiro Militar tem novos comandantes a partir desta semana. Também por coincidência, os dois novos comandantes já serviram nas duas unidades no início de suas carreiras militares

O tenente coronel Carlos Henrique Costa de Oliveira, 46 anos, assume o comando do 4º Batalhão da Polícia Militar do Guará, com a transferência do antigo comandante Adauton Santana para o quartel de Águas Claras. É a primeira experiência dele no comando de uma unidade após a sua promoção a coronel em 2021. Até então, Henrique chefiava o Departamento de Logística e Finanças da PMDF no comando geral.
Colega da primeira turma do ex-comandante Adauton Santana, com quem convivia e trocava informações sobre o Guará, Carlos Henrique, morador de Águas Claras, garante que já se sente familiarizado com o novo cargo, também porque já serviu no 4º BPM em 2000/2001, no início da sua carreira de 16 anos na corporação.
Entre suas propostas para melhorar, ou manter, a segurança pública na cidade está a aproximação com a comunidade, para, segundo ele, entender o que o morador pensa sobre o serviço prestado pela Polícia Militar e o que espera dela. “A segurança pública não é uma via de mão única. Não adianta do lado de cá nos esforçamos para oferecer um serviço que entendemos que é o melhor, se o morador não entende assim ou não atende às suas demandas”, explica.
Outra proposta do novo comandante é estimular e ampliar o programa Rede de Vizinhos Protegidos, que ainda não “pegou” no Guará, apesar dos esforços do comando anterior. “Já estou solicitando à Secretaria de Segurança Pública informações sobre meios que possamos ter para estimular a rede, que pode ser uma importante aliada na melhoria da segurança pública no Guará. É uma experiência que deu certo no Lago Norte e em algumas quadras da Asa Norte e pode dar certo aqui também”, avalia.
A terceira proposta, segundo ele, é implantar o programa Prevenção Criminal pelo Design do Ambiente, que consiste no levantamento dos ambientes que possam ser mais vulneráveis à ação dos criminosos. “Por exemplo, duas drogarias, uma ao lado da outra, com desenhos e formatos diferentes, podem despertar também interesses diferentes dos bandidos. Conforme esses desenhos, uma pode ser mais vulnerável do que a outra. E pode ser assim com todas as áreas da cidade”, completa.

Guaraense assume Corpo de Bombeiros

Morador da quadra Lúcio Costa, o major Alisson Bernardi de Barros, 40 anos, é o novo comandante do quartel do Corpo de Bombeiros do Guará. Embora jovem, e com apenas 12 anos na corporação, ele tem experiência que o credencia a assumir o comando de uma unidade considerada de porte médio. Formado pela primeira turma após a reestruturação do Corpo de Bombeiros do DF para permitir a ascensão com nível superior, Alisson passou pela Divisão de Investigação de Incêndio (Dinvi), foi comandante do 25º Comando de Águas Claras, do Centro de Formação de Praças (Cepat), integrou a Corregedoria, foi juiz militar no Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), comandou o 45º batalhão do Cruzeiro/Sudoeste e a Divisão de Vistoria (Divis).
Alisson retorna ao batalhão onde começou sua carreira no Corpo de Bombeiros. “Não pedi para vir para o Guará, mas ganhei um presente, ao ser designado para comandar minha cidade”, diz ele.
Ainda “tomando pé” do que recebeu, major Barros já definiu algumas ações que vão nortear o seu comando. Uma delas, será uma maior aproximação com a comunidade escolar, para desenvolver ações de conscientização de alunos. “Fizemos isso quando fui comandante no Cruzeiro/Sudoeste com sucesso. Procuramos todas as escolas da região e oferecemos palestras sobre prevenção contra incêndios, acidentes, combate ao uso de drogas e primeiros socorros”, conta.
Outra ação, segundo ele, será mapear as áreas de riscos da cidade, para agilizar o atendimento dos bombeiros em caso de necessidade. “Vamos procurar os síndicos e administradores dos grandes edifícios do Guará para conhecer a rotina e os acessos. Também queremos interagir com a Administração Regional e com os outros órgãos setoriais do Guará para conhecer as demandas da cidade que dizem respeito à atuação dos bombeiros”, completa.

 

Nova diretoria do Conselho de Segurança do Guará toma posse

A diretoria eleita para os próximos três anos, presidida por Danielle Cristine Carvalho e Igor de Castro como vice, toma posse dia 5 de dezembro, às 9h, no Centro de Conveções. A próxima diretoria será composta apenas por novatos, que ainda não participaram de conselhos anteriores.Além dos membros eleitos, fazem parte do Conselho os representantes das forças de segurança pública locais (Delegacia de Polícia, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Detran), da Administração Regional, da Secretaria de Segurança Pública, da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, da Secretaria DF Legal e da Coordenação Regional de Ensino.
As reuniões acontecem uma vez por mês e são abertas à comunidade e o morador pode participar com sugestões e reivindicações.