Inscrições abertas para descobrir o seu palhaço interior

Palhaçaria terapêutica foi desenvolvida pelo professor, e palhaço, Claudio Moraes no Guará

Com uma trajetória de 21 anos como palhaço no Distrito Federal, Claudio Moraes é pedagogo com formação em gestão ambiental urbana, e pós-graduação em práticas inovadoras na educação e docência no ensino superior. Desde 2010, ele tem ministrado cursos e oficinas na Escola Palhaço Interior.

No cerne do seu trabalho está a “Palhaçaria Essencial”, um curso imersivo que se estende por três meses, mergulhando os participantes na arte do riso e na descoberta de seus palhaços interiores. Utilizando uma abordagem que combina elementos cênicos e cômicos, arteterapia, dança, teatro e até mesmo estudos teóricos de autores como Henri Bergson e Johan Huizinga, Moraes proporciona uma experiência terapêutica profunda.

O curso é terapêutico e busca um resgate da criança interna dos participantes. “Essa formação cuida e trata dessa criança brincalhona que todos possuímos e que muitas vezes ela está ferida ou escondida em nossas emoções e no curso Palhaço Interior esses sentimentos reprimidos aparecem e recebem acolhimento adequado com o suporte da Arte do Palhaço e da Psicologia. Essa formação é muito indicada aos que procuram trabalhar a timidez, a dificuldade de falar em público, se autoconhecerem e com aqueles que querem se cuidar emocionalmente”, explica o professor. .

As inscrições para o curso Palhaço Interior estão abertas e as aulas estão programadas para acontecer de 03 de agosto até 09 de novembro deste ano, todos os sábados, das 15h às 19h, com certificado de participação. Esta iniciativa é realizada pela Escola Palhaço Interior, com apoio da Associação de Moradores do Lúcio Costa, a Ampluc, dos contadores de histórias Megr Neres e Edson Cavalcante, e do psicólogo e palhaço Bruno Lira.

 

O palhaço professor

Além de sua dedicação à formação de palhaços, Moraes tem um histórico de trabalho comunitário. Durante 17 anos, coordenou o grupo Bula do Riso da Associação de Voluntários do Hospital Universitário de Brasília, levando alegria e humanização aos pacientes hospitalizados. Sua jornada na palhaçaria começou em 2002, quando iniciou sua busca pelo seu próprio palhaço. Desde então, ele tem se dedicado não apenas à sua arte, mas também à aplicação dela em diversas áreas, desde a educação ambiental até o ambiente universitário. Com a abertura das inscrições para o curso Palhaço Interior, Claudio Moraes oferece uma oportunidade única para os interessados em explorar sua criatividade, lidar com suas emoções e, é claro, descobrir o palhaço que vive dentro de cada um de nós.

Instagram: @escolapalhacointerior

Informações: (61)9 8190-7524