Arapoti, gestor da Horta Comunitária do Guará, organiza Oscar da Sustentabilidade

O Prêmio Arapoti, considerado o “Oscar da Sustentabilidade”, irá premiar as melhores iniciativas do Distrito Federal. Existem iniciativas tão representativas que estão se tornando referência nacional.

Em sua 2° Edição, o evento contou com a participação das maiores entidades públicas ligadas à meio ambiente, agricultura sustentável e engenharia ambiental, como Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal –  SEMA, Instituto Brasília Ambiental- IBRAM, Serviço de Limpeza Urbana- SLU, Instituto Lixo Zero Brasil – ILZB, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal- EMATER, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal – CREA, Secretaria de Agricultura do Distrito Federal – SEAGRI, e muito mais. Essas entidades foram Padrinhos ou Madrinhas de Troféu na cerimônia.

A novidade da 3° Edição do Prêmio Arapoti, que ocorrerá em 16 de março de 2024, é a categoria “Condomínio Mais Consciente do DF”. O Edital para a premiação está aberto até o dia 29 de fevereiro, as inscrições são pelo site do instituto (www.institutoarapoti.com.br). Qualquer condomínio pode ser inscrever. Ganhará o condomínio que tiver menor pegada de carbono e maior horas de conscientização ambiental.

E se você gosta do Ecograna, o dinheiro da reciclagem, se liga na votação da categoria de “Melhor Voluntário do Ecograna”, pois aquele que for mais querido, ou melhor, aquele que for mais votado, leva o Troféu em 1° Lugar.

 

Sobre O Prêmio Arapoti

O Prêmio Arapoti visa reconhecer a implantação das iniciativas sustentáveis que fortalecem valores ambientais e sociais aos condomínios, escolas, empresas e instituições, bem como valorizar o mercado e negócios conectados à sustentabilidade por meio de evento temático.

O evento possui todas as características do Oscar, como troféu em formato estatueta, entrada com tapete vermelho, muita luz e brilho, sendo reconhecido como o “Oscar da Sustentabilidade”.

O Prêmio Arapoti se tornou o maior evento de reconhecimento ambiental do Distrito Federal. Isso só foi possível por ser construído desde a sua 1° edição, em 2021, por várias mãos.

O evento conta com diversos meio de divulgação, tais como site, vídeos, flyers digitais, reportagens, que serão compartilhados em condomínios, escolas e empresas de toda região do DF, visando abranger todo o público alvo, como morados, síndicos, alunos, pais, professores, administradores, gestores, diretores etc.

Ele é dividido em dois momentos: no primeiro, são reconhecidos aqueles que destaques em alguma categoria da sustentabilidade (resíduos, água,  energia,  efluentes,  qualidade de vida –  nesta última é onde entram as famosas hortas comunitárias). Por exemplo, são eleitos: Melhor Condomínio em Energia Solar,  Melhor Horta Comunitária Temática, Melhor Central de Compostagem etc). A avaliação é feita pelos profissionais do Instituto Arapoti (uma comissão com votação aberta).

 

Sobre o Instituto Arapoti

O Instituto Arapoti é uma entidade sem fins lucrativos cuja missão é implantar a sustentabilidade. É formado por um time multidisciplinar de engenheiros ambientais, arquitetos, advogados, pedagogos, engenheiros civis, agrônomos e outros profissionais comprometidos com projetos, engajamento de pessoas e gestão dos resultados ambientais.

Isso inclui, hortas comunitárias, gestão de resíduos, coleta seletiva lixo zero, compostagem, captação de água, reuso de água cinza, energia solar, etc.

Com a visão de tornar o DF uma referência em conteúdos e práticas sustentáveis, este Instituto tem como valores os 5C’s: coragem, cuidado, criatividade, comprometimento e confiança.

Redes Sociais:

Site: http://www.institutoarapoti.com.br/

Instagram:  https://www.instagram.com/institutoarapoti/

Youtube: https://www.youtube.com/c/InstitutoArapoti

Facebook: https://www.facebook.com/institutoarapoti2021